quinta-feira, maio 24, 2012

Visita a Tomar - Quinta dos Azinhais e Aqueduto de Pegões


Pátio Quinta dos Azinhais


Durante a visita a Tomar tivemos oportunidade de visitar a Quinta dos Azinhais. Trata-se de uma Quinta que foi sendo construída desde os anos 80 até à presente data, com o intuito de ser um centro equestre dedicado à criação, compra e venda e ensino de cavalos, bem como ao treino de cavaleiros nas modalidades de Dressage, saltos de obstáculos e atrelagem.

A Quinta de Azinhais é também um centro de turismo equestre devidamente registado na Associação Nacional de Turismo Equestre Portuguesa.

A Coudelaria Ruy Escudeiro, estabelecida na Quinta de Azinhais é responsável pela criação de animais de raça Lusitana.


Major Rui Escudeiro na apresentação da Quinta aos Ex - Deputados da AEDAR
                                                   Visita dos Ex - Deputados à quinta
                             Major Rui Escudeiro a explicar o funcionamento da Quinta dos Azinhais
                                                           Visita às instalações









No caminho para a Quinta dos Azinhais tivemos oportunidade de passar pelo Aqueduto de Pegões e observar toda  a sua plenitude na extensão da cidade. Mandado construir ao arquitecto italiano Filippo Terzi por Filipe I, em 1593, servia para abastecimento de água ao Convento de Cristo. Em 1617 foi prolongado até ao Convento chegando aos lavabos dos dormitórios e em 1619 chegou ao Claustro de D. João III.

A obra foi terminada em 1614 por Pedro Fernandes Torres. Possui cerca de 6 km de extensão e 180 arcos de volta inteira, na sua parte mais elevada, sobre 16 arcos ogivais apoiados em pilares. A sua altura máxima é de 30 metros. Nos extremos apresenta casas abobadadas, que têm no centro, uma larga pia destinada à decantação da água.

Reúne a água de quatro nascentes tendo resolvido o problema de abastecimento do Convento que até então era feito por cisternas.

Sem comentários: